Mar 4, 2008

amuada

ontem foi o primeiro dia na creche.
não correu mal, não correu bem, correu assim assim.
fomos os três logo de manhã.
a R. entrou na creche, recebeu muitos olás, sorriu muito, até ao momento em que percebeu que não conhecia ninguém.
beicinho, lágrimas, soluços.
mas lá foi ao colo da educadora, até à sua nova sala, conhecer os amigos.
olhou para tudo, com um ar sério (nada usual nela).
esteve sempre muito atenta.
estivemos um bocadinho a conversar e depois fomos embora.
nos primeiros dias vai só de manhã, para se ir habituando.
há hora do almoço lá a fui buscar.
entrei na creche, um silêncio absoluto.
comecei a subir as escadas, e começo a reconhecer um choro (incrível como soube logo que era a R.).
Rosarinho ao colo da educadora, a ser embalada e a chorar.

balanço do primeiro dia:
- estranhou;
- comeu metade da sopa (ontem foi um dia sim);
- cuspiu a fruta;
- não dormiu a sesta;

não correu muito bem.

mas o mais engraçado, ou sem piada nenhuma, foi a forma como me recebeu.
assim que me viu e veio para o meu colo, calou-se.
vestiu o casaco, e fomos para o carro.
no caminho nem olhou para mim.
eu falava e ela virava a cara, e sorrisos nem pensar, só um esgar muito ao de leve, tipo simpatia.

é verdade, a R. amuou e deixou de me falar.
passou o resto da tarde na casa da minha mãe, e para a avó sorriu e portou-se como sempre.
só ao fim da tarde é que me voltou a falar.

hoje já a fui encontrar mais bem disposta, mesmo assim ao colo da educadora.
toda entretida a ver os outros bébés.
hoje já não comeu a sopa, mas devorou a pêra (hoje foi um dia não)
e novamente amuda comigo.

será possível?

2 comments:

Sofia Quintela said...

Ah pois é... eles ficam sentidos quando as mãe os deixam no infantario. Hà uns que passam o dia inteiro muito bem, riem, brinacam, comem tudo, tudo às mil maravilhas mas quando a mãe chega começam a chorar e choram pelo caminho como que a protestar, isti é mesmo sério. E ela está a reagir assim por a deixares lá. Mas com o tempo habitua-se e quando a fores buscar já te recebe bem, lol.

Unknown said...

E normal, embora da minha filha nunca tive uma reaccao dessas e as vezes punha-me a pensar se ela gostaria de estar comigo ;)) Ainda ha pouco tempo quando a ia buscar começava a correr pela sala fora, a dizer que queria brincar mais e mais....Acabam por se adaptar, mas mesmo quando se adaptam (e aqui incluo a B.) teem dias que se mostram amuados por terem la ficado...Mas e assim.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.